Revista nº 205 || Dossier Eficiência Energética

Revista nº 205 || Dossier Eficiência Energética
[Descarregar PDF – Versão Completa]
Revistas anteriores

Carlos RosaCaros Colegas,

Apesar de esperarmos tempos menos favoráveis do que os que temos vivido até hoje, devemos continuar a olhar em frente e seguir o plano estratégico que cada um de nós elaborou, mais ou menos formal, para trilhar o futuro das nossas empresas.

Muita coisa mudou:

• Já muito refletido entre nós, a inflação e o consequente aumento das taxas de juro;
• A consequente redução da procura pelos consumidores mais sensíveis, cujo consumo depende de um orçamento mais curto ou de expetativas positivas da economia;
• Por parte dos profissionais, a procura, sendo mais estruturada em obra contratada, tem reação mais lenta e responde num ciclo de tempo superior;
• Do lado da concorrência entre nós, Colegas Comerciantes, estamos a seguir o caminho da disputa do mercado que parece ficar mais pequeno e que os nossos clientes estão a aproveitar para comprar melhor;
• Mas há hoje uma concorrência que, silenciosamente, se está a apoderar de uma fatia de mercado cada vez mais importante: se as cadeias de distribuição de materiais de construção até há bem pouco tempo olhavam com apetite para o consumidor final, o seu apetite aumentou e o alvo é o profissional, não de forma pontual mas estruturada, com equipas dedicadas que muitas vezes vão recrutar às nossas empresas na ânsia de levar know-how e clientes, numa aproximação ao mercado muito diferente do que poderíamos esperar.

Mas o mercado é assim, dinâmico, nada fica como está para sempre, e até se diz: “nada fica assim muito tempo”.

Portanto, só nos resta adaptar a nossa estratégia às mudanças que vão ocorrendo de todos os lados, não me referindo aqui a questões de âmbito regulatório, ambientais ou de sustentabilidade que naturalmente terão o seu impacto no futuro do negócio.

Mas como disse, olhemos em frente e com satisfação pelo bom trabalho de modernização e adaptação que o nosso setor tem conseguido fazer. Estamos hoje melhor preparados do que no pas-sado para os desafios que possam surgir.

Na nossa Associação a transformação também continua. Como os Estimados Colegas já tiveram oportunidade de saber, demos corpo à criação formal do grupo dos Jovens Comerciantes de Materiais de Construção – os Young Merchants. Será uma organização independente, necessariamente de jovens que se veem líderes no futuro, ou até que já podem e têm um papel de responsabilidade nas empresas. Dentro deste grupo, terão oportunidade de desenvolver ou melhorar as suas competências através de networking, formação, visitas a colegas ou outras iniciativas que certamente não irão faltar. Desejo desde já os maiores sucessos a toda a equipa fundadora dos Young Merchants e à Carla Carreira, que muito corajosamente aceitou o desafio de a liderar e a quem deixo aqui o meu especial agradecimento.

Os jovens comerciantes de hoje são os futuros gestores das empresas de materiais de construção de amanhã. Por isso, Estimado Colega, promova a inscrição dos jovens comerciantes da sua organização neste projeto e vamos continuar a olhar em frente.

Bons negócios e espírito associativo.

Revista nº 205 || Dossier Eficiência Energética
[Descarregar PDF – Versão Completa]
Revistas anteriores
Partilhar:

Outros Destaques